Ocasião única: 1ª ópera brasileira, “A Noite de São João”, será apresentada no Cine-Theatro Central

Compartilhe

“A Noite de São João”, ópera de Elias Álvares Lobo, será apresentada neste domingo, 30, às 19h, no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora. A montagem faz parte da programação do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

A entrada é gratuita. Cada pessoa pode retirar no máximo quatro convites. No domingo, a distribuição será no Centro Cultural Pró-Música, das 13h às 17h.

Mais de 100 pessoas, entre solistas, integrantes do Coral Madrigale, de BH e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (SP) ensaiaram e acertaram os últimos detalhes ao longo deste sábado, 29.

A Itatiaia acompanhou parte dos trabalhos e conversou com integrantes da montagem. Ouça a reportagem com a participação do maestro Emmanuele Baldini, da diretora da ópera Rosana Orsini e do tenor Luciano Botelho.

Curiosidades A Noite de São João

“A Noite de São João” conta a história de amor de Inês e Carlos, dois jovens primos que recorrem às simpatias de São João para saber se o amor é correspondido.

O maestro Emmanuele Baldini, regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, lembra que a ópera teve libreto escrito por José Alencar. Aliás, Alencar escreveu “O Guarani” que depois também foi adaptado para uma ópera, por Carlos Gomes.

A estreia foi no Rio de Janeiro em 1860, no Teatro de São Pedro de Alcântara, com direito a Dom Pedro II na plateia. Depois de uma temporada de recitais entre 1860 e 1861, na Corte, a obra desapareceu do cenário musical brasileiro.

Após o trabalho de resgate, a ópera reestreou em 2022, em Tatuí (SP).


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe