Já está em vigor o decreto 14.400 que foi publicado na noite desta segunda, pela Prefeitura de Juiz de Fora. A partir desta terça-feira, 16, a cidade adota regras ainda mais restritivas que as adotadas na Onda Roxa.
O novo regulamento permite o funcionamento de comércio e serviços não essenciais em horários diversos.
A partir de hoje, construção civil só está autorizada a funcionar de 7h às 12h; setor de agropecuária e petshops, de 13h às 18h; área de internet e tecnologia de 10h às 15h.
Bares,restaurantes, lanchonetes e padarias só podem funcionar com retirada no balcão e até às 7 da noite.
Ônibus do transporte coletivo urbano devem operar com 100% da frota entre 5 da manhã e 8 da noite, não é permitida a presença de passageiros em pé.
Delivery de alimentos e medicamentos não tem limitação de horário. Cultos religiosos estão liberados aos domingos e com até 20% da capacidade.
Também está autorizada a criação de barreiras sanitárias nas entradas do município, em praças e espaços públicos.
Recorde de internações
As medidas tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus.
A cidade bateu recorde de internações, com 488 pessoas hospitalizadas. A taxa de ocupação de UTI Covid do SUS está em 92,56%. João Penido, HU, Maternidade Therezinha de Jesus e João Felício estão com 100% de ocupação.
Nesta segunda, Juiz de Fora ultrapassou as 900 mortes por coronavírus. Agora são 901 vidas perdidas e 21.847 casos confirmados.
Das 14 novas mortes, três são de pessoas mais jovens – um homem de 37 anos sem comorbidades e duas mulheres, de 45 e 46 anos com comorbidades como asma, hipertensão e diabetes. As demais mortes são de idosos com idades entre 61 e 86 anos, todos com comorbidades.