O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou nesta quinta-feira (04) o novo cronograma e os ajustes finais no edital do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o ‘Enem dos Concursos’. A prova será realizada no dia 18 de agosto em todo o Brasil, conforme já havia sido divulgado.
Pelo novo cronograma, o cartão de confirmação com os detalhes sobre locais da prova será divulgado no dia 7 de agosto. Com o adiamento da prova, segundo a ministra do MGI, Esther Dweck, todo o processo do Concurso deve ser finalizado no final de novembro, sendo que no dia 21 serão divulgados os resultados e, no dia seguinte, terá início a convocação dos candidatos.
Ainda de acordo com a ministra, uma mudança no edital prevê que, em caso de novos desastres ou eventos climáticos, como o que ocorreu no Rio Grande do Sul e adiou a primeira data da prova, o concurso seja mantido.
Nesse caso, as pessoas afetadas poderão realizar uma prova extraordinária e concorrer a vagas suplementares. Para que o caso seja considerado, a situação deve afetar, no mínimo,0,5% das pessoas cadastradas para realizar a prova.
Rio Grande do Sul
Sobre a situação no Rio Grande do Sul, que ainda sofre com as consequências do desastre climático, Dweck garantiu que haverá segurança para a realização do Concurso.
“Eu conversei com o governador [Eduardo Leite] recentemente, a gente também fez visitas às prefeituras onde tem a realização da prova. Fizemos uma grande parceria institucional e o governador me garantiu que no dia 18 as forças de segurança vão garantir a realização das provas”, afirmou.
O Enem dos Concursos reúne mais de 2,1 milhões de inscritos e oferecerá 6640 vagas para órgãos da administração pública federal.