Lava Jato: JF é alvo de operação da Polícia Federal

Operação Boca de Lobo.

Juiz de Fora foi alvo da Operação Boca de Lobo, desmembramento da Lava Jato, realizada nesta quinta-feira, 29, pela Polícia Federal. A cidade é a única de Minas Gerais. A Polícia Federal  ainda não informou quais e quantos mandados judicias foram cumpridos no município.

Na força-tarefa, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso na manhã desta quinta-feira, na capital fluminense.

Segundo o Ministério Público Federal, Pezão recebeu cerca de R$ 25 milhões entre 2007 e 2015. Em valores atualizados, seriam R$ 39 milhões. O dinheiro teria saído de empreiteiras e de empresas fornecedoras do governo.

O objetivo da operação é de reprimir os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, cometidos pela alta cúpula da administração do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além de Juiz de Fora, em Minas Gerais, cerca de 150 policiais federais cumprem 39 mandados judiciais no Rio de Janeiro, Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda e Bom Jardim, sendo 9 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão.

As investigações da Polícia Federal tiveram início, em julho deste ano, com a homologação da colaboração premiada de operador do ex-governador do Rio de Janeiro.

A Operação também conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal (RFB).

O nome da operação faz alusão aos desvios de recursos, revelados nas diversas fases da Operação Lava Jato, que causa a sensação na sociedade de que o dinheiro público vem escorrendo para o esgoto.