Nos dias 24 a 26 de maio, Juiz de Fora vai receber a 3ª edição da Festa da Cerveja. O estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno receberá shows de Leoni, Gabriel Elias e Rapadura, entre outros, com entrada gratuita.
Durante o evento, organizado pela Unicerva, serão dezenas de cervejas de diferentes estilos, produzidas por 23 cervejarias juiz-foranas, inclusive itens premiados no Concurso Brasileiro de Cerveja.
Minas Gerais é destaque no cenário cervejeiro
Juiz de Fora se destaca como a segunda cidade de Minas Gerais e a sétima do Brasil no número de quantidade de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, o município possui 21 estabelecimentos.
Conforme o levantamento a primeira colocada de Minas Gerais é Nova Lima, com 22 cervejarias, e Belo Horizonte empata na segunda colocação com JF, com 21 estabelecimentos. Em relação ao Brasil, São Paulo lidera a lista com 61 empresas do ramo.
O estudou mostrou que Juiz de Fora possui 889 cervejas registradas, com uma média de 42,3 cervejas por estabelecimento. Na 2ª Copa Sul-Americana de Cervejas, a cidade conquistou quatro medalhas de ouro, com as cervejarias Hanksbier, Sr. Muller, Dakza e Maercesana.
O cervejeiro e presidente da Unicerva, a Associação das Cervejarias da Zona da Mata Mineira, Alexandre Vaz, o Moita, relatou a importância das cervejarias para o contexto mineiro e nacional com essas conquistas.
Ouça a reportagem de Joubertt Telles.