Divulgada oficialmente nesta terça-feira (5) a escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024.
A escala de pagamentos da primeira parcela ou cota única começa em 15 de janeiro para veículos com finais de placas 1 e 2. Termina em 22 de março de 2024 para a quitação da terceira parcela dos veículos com finais de placas 9 e 0.
Arrecadação, valor e pagamento
A expectativa de arrecadação é de R$ 10,6 bilhões, R$ 500 milhões a mais, se comparado ao IPVA 2023. Segundo o governo estadual, o incremento se deve, principalmente, ao aumento de 2,88% na frota estadual. Ainda em comparação ao IPVA 2023, o valor do imposto teve uma redução média de 3,37%, em função, principalmente, da depreciação do valor dos veículos usados.
A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda.
Já o pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), bastando informar o número do Renavam.