Rebeca Andrade segue fazendo história nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã desta segunda-feira (5), a brasileira superou a norte-americana Simone Biles, que ficou com a prata, e conquistou a medalha de ouro na disputa do solo feminino, disputado na Arena Bercy.
É a quarta vez que a paulista sobe ao pódio nesta edição da Olimpíada. Antes, havia conquistado prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes.
Rebeca Andrade foi a segunda ginasta a se apresentar na final do solo e conseguiu uma boa execução. Os árbitros deram 14.166 à brasileira. A comissão técnica chegou a entrar com recurso para tentar a validação em um movimento, mas o pedido não foi aceito pelos juízes.
Com a medalha conquistada no salto, Rebeca Andrade se isola como maior medalhista olímpica do esporte brasileiro. Agora, ela tem seis medalhas, uma a mais que os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt.
Sem medalha na trave
Pela primeira vez, Rebeca Andrade disputou uma final nos Jogos Olímpicos de Paris e não conseguiu uma medalha. Nesta segunda-feira (5), ela ficou na quarta colocação na decisão da trave de equilíbrio.
A italiana Alice D’Amato ficou com a medalha de ouro. A chinesa Yaqin Zhou garantiu a prata e a também italiana Manila Esposito completou o pódio com o bronze.
Outra brasileira da prova, Júlia Soares caiu durante a apresentação e ficou sem chance de brigar pelo pódio. Ela recebeu 12.333 e ficou na 7ª colocação. A última colocada foi a romena Sabrina Voinea, que caiu duas vezes.
Rebeca Andrade foi a última a se apresentar e recebeu 13.933, pouco a menos que os 14.000 de Esposito, que fechou o pódio. A campeã Alice D’Amato conquistou o ouro com 14.366.
Rebeca Andrade ainda terá chance de ampliar os próprios números em poucas horas. Às 9h23 (de Brasília), ela disputa a final do solo. Mais uma vez, Simone Biles estará presente e é favorita ao ouro.