A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, toma posse hoje (24) em Brasília, a cerimônia será às 17h30. O ministro da Educação, Camilo Santana, irá empossar quinze reitores e reitoras de universidades federais e dez reitores e reitoras de instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube. O evento acontece no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC.
A nomeação da professora Girlene para o cargo de reitora da UFJF foi oficializada em ato da Presidência da República emitido em 1º de abril, para um mandato de quatro anos, com início em 7 de abril de 2024.
Antes da cerimônia em Brasília, foi realizado o processo de escolha da reitora e do vice-reitor. Assim como em todas as Universidades Federais brasileiras, a eleição teve duas etapas.
A primeira foi composta de consulta à comunidade acadêmica, realizada em outubro de 2023. Girlene e o vice-reitor, Telmo Ronzani, foram eleitos com 53,48% dos votos. A votação englobou os três segmentos universitários: alunos, professores e servidores técnico-administrativos (TAEs).
Na segunda etapa, após receber formalmente o resultado da consulta pública, o Conselho Superior (Consu) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada para o MEC. A lista foi enviada à Presidência da República.