Fitas para teste de glicemia estão em falta na UBS

O problema persiste.

Diabéticos encontram dificuldade de conseguir fitas para fazer teste de glicemia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Esse é o caso do posto do Bairro Santos Dumont. Segundo a usuária, Aldevânia Mourão, desde janeiro os pacientes não conseguem pegar as fitas na unidade. Com isso, estão tendo que comprar. Aldevânia conta que por várias vezes esteve na unidade mas não tinha as fitas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o estado não repassou os recursos para a compra dos insumos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que o fornecimento de tiras reagentes, os critérios de financiamento e distribuição desses insumos são definidos conjuntamente pelo Estado e municípios. Segundo a pasta, a distribuição ocorre mediante assinatura de contrato entre o município e o fornecedor, que realiza a entrega diretamente ao município em até 30 dias após o fechamento da janela de pedido – que vai do dia primeiro ao dia 5 de cada mês. A Secretaria informou que cabe aos municípios a emissão da Autorização de Fornecimento até o fechamento da janela.

A nota esclareceu ainda que o contrato para aquisição dos insumos para diabéticos do município de Juiz de Fora está disponível e aguarda assinatura pelo Secretário Municipal de Saúde.