Falta de repasse estadual pode comprometer pagamentos de salários pelas prefeituras da região

Duas reuniões foram feitas.

A falta de repasses de recursos de recursos do governo de Minas aos municípios tem tirado o sono de prefeitos da região.

Nessa semana, duas reuniões já foram realizadas com representantes de pelo menos 20 municípios.

A reunião mais recente foi em São João Nepomuceno e reuniu municípios ligados à da Associação dos Municípios da Micro-Região do Vale do Paraibuna (Ampar), do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp) e/ou do Consórcio Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar).

Uma das medidas tomadas no encontro é que o pagamento de professores das cidades – pertencentes a esses consórcios – será feito com base no que está disponível pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

 

Segundo presidente do Ciesp e prefeito de Mar de Espanha, Wellington Rodrigues, a Justiça já foi acionada, assim como outros órgãos responsáveis. Caso o estado cumpra seus compromissos, os professores não serão afetados.

Participaram das reuniões na Zona da Mata representantes de Bicas, Rochedo de Minas, Maripá de Minas, Guarará, Mar de Espanha, Chiador, Descoberto, Pequeri, São João Nepomuceno e Senador Cortes. A medida anunciada é válida para as cidades que fazem parte dos consórcios.

Na segunda, uma outra reunião contou com representantes de Guidoval, Santana de Cataguases, Tocantins, Miraí, Brás Pires, Astolfo Dutra, Ubá, Dona Euzébia, Tombos, Laranjal e Recreio.