O 1º Workshop Sobre Leite Humano, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) , apresenta o tema “O leite humano como salvaguarda da vida”.
O evento vai ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora.
Inscrições para o workshop, clique aqui >>
O objetivo do workshop é provocar discussões e formar um grupo de pesquisa em leite humano no Brasil. Secar o leite humano e transformá-lo em pó, e adequar o material às necessidades de crianças de baixo peso são objetivos da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Brasil, sediada na Fiocruz.
Segundo uma das organizadoras do Workshop, Denise Sobral, durante o evento os participantes terão a oportunidade de apontar quais são as lacunas e o que precisa ser estudado sobre leite humano.
Conforme o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, um dos caminhos de pesquisa viáveis para se explorar a partir do Workshop é a adequação do leite humano às necessidades de crianças de baixo peso e as prematuras.
Dessa forma, segundo ele, vai contribuir para a redução dos índices de mortalidade neonatal no Brasil, componente da mortalidade infantil de mais difícil reversão.
O Brasil possui o maior banco de leite humano do mundo. Segundo dados da Fiocruz, são cerca de 160 mil litros distribuídos todos os anos a recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em unidades neonatais do país.