Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) protesta devido a falta de previsão do pagamento dos salários relativo ao mês de abril.
Conforme o sindicato, o governo estadual ainda não apresentou data de pagamento em maio e cerca de 50 mil profissionais não receberam o 13º de 2019.
A diretora do Sind-UTE em Juiz de Fora, Yara Aquino explicou que houve atraso do pagamento no mês passado e têm servidores passando dificuldades.
Vale lembrar que o governo anunciou, no início do mês, o pagamento integral dos salários para servidores da Segurança Pública e Saúde. Porém, não tinha previsão de pagamento para os demais servidores devido situação financeira afetada em razão da pandemia do novo coronavírus.
Nota do Governo do Estado de Minas Gerais
Os servidores das áreas de Saúde e Segurança Pública receberão os salários referentes ao mês de abril integralmente no dia 15/5. O pagamento será possível após grande esforço do Estado no fluxo de caixa, para conseguir os recursos necessários que contemplem os profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus nos 853 municípios mineiros.
A quitação do salário de todo o funcionalismo é prioridade do Governo de Minas, mas a situação financeira do Estado tem se deteriorado gravemente em razão da pandemia e, por isto, ainda não é possível anunciar uma data para os demais servidores.
Para o mês de maio, a estimativa é que haja uma queda de R$ 2,2 bi na arrecadação, o que equivale a 40% da arrecadação prevista para o mês. O Estado segue acompanhando o desempenho das contas públicas e anunciará a escala assim que possível.