Os MEIs (Microempreendedores Individuais) e os donos de pequenas empresas já podem aderir ao programa Desenrola. Quem tem dívidas em aberto, com data até 23 de janeiro deste ano, vai poder aderir às negociações.
A nova fase do programa se chama “Desenrola Pequenos Negócios” e vale para empresas com faturamento de até 4,8 milhões de reais.
O Ministro do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Márcio França, disse que o programa há está disponível na rede bancária e explicou que “as empresas se enrolaram por causa da pandemia e porque a taxa de juro (Selic) subiu para mais de 13%”.
Como aderir ao Desenrola?
O Sebrae explica que os MEIs e donos de pequenas empresas devem entrar em contato com o banco em que têm a dívida – por meio dos canais oficiais de atendimento (agências, internet ou aplicativo) – e pedir para renegociar a dívida dentro das regras do Desenrola Pequenas Empresas.
Nesses casos, espera-se que o desconto varie entre 40% e 90% do valor total da dívida.
Se o banco não quiser negociar, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sugere fazer a portabilidade da dívida para outra instituição que aceite renegociar. O alerta da Febraban é de que só depois que o contrato de renegociação for fechado é que as empresas podem debitar qualquer valor da conta do empreendedor.