“Desde a saída do bairro, o ônibus estava com problemas”, diz passageiro sobre coletivo que colidiu em imóvel em Juiz de Fora

O ônibus da linha 711 – Barreira do Triunfo estava com problemas desde a saída do bairro da Zona Norte de Juiz de Fora. Este é o relato de uma das vítimas do acidente, Heitor Fortunato, à Itatiaia. O coletivo bateu na manhã desta quarta-feira (21) em um galpão do Grêmio Recreativo Escola de Samba Partido Alto, ao lado do Clube Dom Pedro.

O acidente, mais uma vez, chama a atenção para as questões ligadas à manutenção de carros do transporte coletivo urbano. As primeiras informações repassadas pelos Bombeiros e Polícia Militar indicam que o veículo perdeu o controle após uma possível falha mecânica na barra de direção, o que impediu o motorista de frear.

O ônibus transportava cerca de 50 passageiros, sendo 35 sentados e 15 em pé. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 15 vítimas deram entrada Hospital de Pronto Socorro (HPS) e na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte). Não há vítima em estado grave.

O Consórcio Via JF emitiu uma nota lamentando a ocorrência e  informando que foi aberto um processo de investigação para apurar em detalhe as causas do acidente.

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Vítimas relatam desespero

A Itatiaia conseguiu contato de uma das pessoas feridas no acidente, o universitário Heitor Fortunato Vieira, de 18 anos. Ele foi socorrido pelo Samu, imobilizado e levado com dor no joelho para o Hospital da Unimed. O jovem conta que todos ouviram barulhos em diferentes pontos do trajeto do coletivo até o local onde houve o acidente.

Alana Gomes Laranja, de 41 anos, ia para o trabalho em um açougue na Avenida Sete de Setembro. Ela estava próxima ao motorista no momento do acidente e narrou os momentos de susto e medo dos passageiros após a colisão com o imóvel.

Alana foi, por meios próprios, para a UBS do bairro Barreira do Triunfo para atendimento.

Segundo a nota da Secretaria Municipal de Saúde, 10 pacientes deram entrada no HPS. Seis foram atendidos e liberados. Os outros quatro seguem estáveis, entregues aos cuidados médicos. Outros cinco pacientes também deram entrada na UPA Norte, todos estáveis e entregues aos cuidados médicos. Ainda segundo a nota, não há vítima em estado grave ou correndo risco de morte.

“Foi uma coisa bem repentina”

A Itatiaia conseguiu o relato de um motorista que passava pelo local no momento do acidente. O instrutor de trânsito Thiago Almeida conta como tudo ocorreu.

Prefeitura explica detalhamento do caso

A Defesa Civil esteve no local para avaliar a estrutura. Quem fala sobre o assunto é o gerente do Departamento de Operações Técnicas, Joviano Assis. 

O secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, divulgou um vídeo na manhã de hoje informando que as investigações sobre as causas do acidente serão feitas com rigor. 

Íntegra da nota do Consórcio Via JF

O Consórcio Via JF vem a público esclarecer o acidente envolvendo o ônibus da linha 711
(Barreira Triunfo), ocorrido na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto de 2024.

O incidente aconteceu na Avenida Brasil, Bairro Manoel Honório, Zona Leste de Juiz de Fora. O ônibus, que seguia no sentido bairro-centro, perdeu o controle e colidiu com o muro do Grêmio Recreativo Escola de Samba Partido Alto.

Imediatamente após o ocorrido, equipes do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) do Consórcio Via JF estiveram no local, prestando atendimento e realizando as perícias iniciais. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também foram acionados para auxiliar no atendimento, enquanto o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou os primeiros socorros.

O ônibus transportava cerca de 50 passageiros, dos quais cerca de 8 pessoas foram encaminhados para o HPS – Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira, para receber atendimento médico. O motorista, que sofreu um corte na cabeça, e encontra-se e também encontra-se em atendimento no mesmo hospital.

O Consórcio Via JF lamenta profundamente a ocorrência e informa que foi aberto um processo de investigação para apurar em detalhe as causas do acidente. A segurança dos nossos passageiros é nossa prioridade, e estamos colaborando com as autoridades competentes para esclarecer os fatos e prestar todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares.