A jornalista Daniela Arbex conquistou, na noite de terça-feira (24), o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Livro Reportagem, pelo livro Arrastados, que narra o rompimento da barragem de Brumadinho.
Em conversa com a Itatiaia, Daniela Arbex falou sobre a premiação, inédita na carreira.
Sobre Daniela Arbex
Publicado pela Editora Intrínseca, o livro “Arrastados: Os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil” foi lançado em janeiro de 2022.
A jornalista e escritora juizforana também é autora do best-seller Holocausto Brasileiro, que narra uma importante discussão sobre o sistema manicomial brasileiro, a partir de histórias reais do Hospital Colônia, em Barbacena; e de “Todo Dia a Mesma Noite”, que narra a tragédia da Boate Kiss. Essas duas obras se transformaram em séries veiculadas em plataformas como HBO e Netflix.
Daniela Arbex também é autora da obra “Cova 312”, que nasceu de uma série de reportagens que culminou no encontro da ossada do jovem militante político, Milton Soares de Castro, morto durante a Ditadura Militar; e também da obra “Os dois mundos de Isabel”, que conta a história da médium juizforana Isabel Salomão. Daniela é detentora de vários prêmios ao longo da carreira.