A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está conduzindo uma pesquisa de avaliação sobre a eficácia da vacina BCG contra a forma grave da Covid-19. Para isso, os pesquisadores estão convocando voluntários que passarão por entrevistas, testagens sorológicas e, uma vez selecionados, serão vacinados com a BCG e acompanhados ao longo de seis meses.
O interessado em participar da pesquisa por se inscrever pelo e-mail bcgcovid.fiocruz.jf@gmail.com ou pelo WhatsApp (32) 9 9826-8179.
As pessoas que podem participar do estudo devem ter entre 20 e 50 anos; morem com profissionais da saúde ou militares (incluindo bombeiros) em atividade; não tenham sido infectadas pelo coronavírus; não tenham sido vacinadas contra a Covid-19 (nem estejam em iminência de receber a vacinação); não estejam grávidas ou amamentando; não tenham diabetes ou hipertensão descontroladas; e não possuam doenças ou alergias graves.
A pesquisadora Sandra Tibiriçá explica como vai funcionar o estudo.
Conforme Sandra, nesta busca por novas possibilidades de respostas imunológicas aparece como uma delas a BCG, porque protege contra as formas graves de outras doenças.
foto ilustrativa