O consórcio Infraestrutura MG, da EPR, venceu o leilão da BR-040, trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, e vai gerenciar a rodovia mineira pelos próximos 30 anos.
Com um desconto de 11,21% no valor da tarifa, o consórcio superou as outras propostas que foram levadas ao certame na tarde desta quinta-feira, (11), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
“O resultado nos traz forte motivação. Estamos muito preparados para a implementação dessa nova concessionária. Importante neste momento enaltecer a condução do ministério dos Transportes e da parceria com o governo de Minas Gerais na estruturação de um projeto tão relevante, que será um marco transformador”, disse José Carlos Cassaniga, representante da EPR no leilão.
A partir de agora, a empresa terá um prazo para apresentar a documentação e assinar o contrato oficial com o governo federal. A previsão é que a assinatura aconteça até o dia 9 de julho.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno, comemorou o resultado do leilão e afirmou que o desafio a partir de agora será garantir que os investimentos saiam do papel.
“Quero primeiro justificar a ausência do governador Zema, que devido a um quadro de dengue teve que cancelar todas as agendas, a contragosto. A BR-040 liga BH à capital federal e ao RJ, é uma rodovia emblemática para o estado e para a confiança do mineiro no modelo de concessão. Como bom mineiro, desconfiado, ressabiado desde que a concessionária atual pediu a relicitação e deixou o contrato. Celebramos essa conquista, mas é importante permanecermos focados, o esforço para chegar aqui e bater o martelo é uma maratona, mas depois de bater o martelo começa uma nova maratona, que é garantir esses investimentos”, disse o secretário.
O segmento com 232 quilômetros de extensão da BR-040/MG será concedido por 30 anos. Durante esse período, a vencedora do leilão deve investir em torno de R$ 8,7 bilhões em novas obras e implantação de serviços que elevem os padrões operacionais e de segurança da rodovia.
Novela da relicitação
A nova concessão marca o início da solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia.
Desde 2017, a rodovia mineira se tornou motivo de incertezas para o setor público e para milhares de motoristas que passam pelo trecho.
A concessionária Invepar, dona da Via 040, administra a rodovia desde 2014, mas em setembro de 2017 pediu ao governo federal para fazer uma “rescisão amigável” do contrato, alegando a redução no volume de tráfego e dificuldades em conseguir licenças para fazer as obras exigidas em contrato.
Dos 557 quilômetros previstos para serem duplicados entre Brasília e Juiz de Fora, a Via 040 executou as obras apenas em 73 quilômetros.
O processo de relicitação se arrastou por anos e o Ministério dos Transportes, ainda durante a gestão do ex-ministro Tarcísio de Freitas (atual governador de São Paulo), decidiu dividir a BR-040 em três partes: o primeiro, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte; o segundo entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) e, o último entre Cristalina e Brasília.
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