CNU: governo divulga gabarito oficial nesta terça-feira (20)

Com mais de 2,1 milhões de inscritos e aplicação neste domingo (18), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá o gabarito preliminar oficial da prova objetiva divulgado nesta terça-feira (20). Os participantes poderão conferir as respostas corretas na página oficial do concurso.

Depois da divulgação, os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para recorrer, caso não concordem com a resolução de alguma questão. Pelo cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas, após avaliados todos os recursos, serão divulgadas em 8 de outubro.

Vale ressaltar que nem todas as questões têm o mesmo peso na nota final. O CNU usa como critério a Nota Final Ponderada (NFP). Dependendo do cargo para o qual o candidato se inscreveu, cada pergunta tem um peso diferente.

Os blocos de 1 a 7 foram divididos em eixos temáticos, com relevância maior a depender da vaga desejada. Os candidatos puderam se candidatar a mais de um cargo, elencando sua ordem de preferência.

Com isso, a nota final para a vaga prioritária não necessariamente será a mesma para os demais cargos listados. E o candidato poderá ficar na lista de espera para os três cargos para o qual se candidatou.

Após a divulgação

No próprio 8 de outubro deve ser divulgada também a nota preliminar da prova discursiva. Eventuais pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados em 8 e 9 de outubro, com a divulgação da nota final das discursivas previstas para 17 de outubro.

Ainda no 8 de outubro será feita a convocação para o envio de títulos. Os documentos necessários, previstos no edital, deverão ser enviados entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos ficou para 4 de novembro, com recursos em 4 e 5 de novembro e nota final da revisão em 19 de novembro.

Cartão de respostas não preenchidos corretamente

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou a eliminação de todos os candidatos que não preencheram corretamente as identificações do cartão de respostas do Concurso Público Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”. A prova foi realizada neste domingo (18).

Tal decisão, segundo o governo federal, está amparada pela banca examinadora e por consultores jurídicos da pasta.