Chuvas: ponte liberada em JF; morte e danos em cidades da região

Ponte Vermelha liberada para o trânsito. Foto: SMU/PJF

A terça-feira movimentada na Zona da Mata por causa das chuvas. A Prefeitura de Juiz de Fora decretou estado de emergência e liberou no fim da tarde o trânsito da ponte Domingos Alves Pereira, em Santa Terezinha.

Em Ervália, foi sepultado o jovem que morreu ao ser atingido por um deslizamento de terra. Viçosa registra mais de 100 desabrigados e desalojados. Cataguases instalou gabinete de crise para atender aos transtornos registrados desde o fim de semana.

Juiz de Fora

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) liberou o trânsito na Ponte Domingos Alves Pereira, conhecida como ponte vermelha, em Santa Terezinha. Como a Itatiaia informou, o local foi interditado na manhã desta terça, por conta do volume do Rio Paraibuna e o risco de alagamento.

A pasta explicou que com a redução do nível de água do rio e a não concretização de previsões de chuvas fortes nesta tarde, as alterações e desvios no trânsito foram suspensas e o tráfego nas vias no entorno voltaram ao normal.

No início da tarde, a prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou o decreto de estado de emergência, por causa dos danos causados pela chuva. Com esta medida, o Executivo municipal pode pleitear recursos estaduais e federais.

Ervália

Foi sepultado nesta tarde de terça, o corpo do jovem de 20 anos que morreu após deslizamento de terra nos fundos de um restaurante. O fato foi registrado na segunda-feira, 10, conforme informou a Prefeitura.

Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas estavam na cozinha do estabelecimento quando o barranco deslizou, atingindo os fundos do local. Três conseguiram fugir, porém o jovem não escapou. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, de Viçosa, foram acionados e atuaram na ocorrência.

Com o fato, o restaurante foi interditado. Além disso, mais duas casas na cidade também foram interditadas. A Defesa Civil informou que ambas estão com a estrutura abalada, com rachaduras e infiltração, comprometendo, com isso, a segurança e integridade física dos moradores.

A Prefeitura realiza uma força-tarefa para amenizar os danos causados pela chuva. Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil registrou 19 ocorrências. Doze pessoas estão desalojadas e duas, desabrigadas.

Viçosa

De acordo com a Defesa Civil, até esta manhã, foram realizadas 60 solicitações de atendimentos por parte da população, com registro de movimentação de terra, queda de taludes, desassoreamento de rios e quedas de encostas.

A pasta informou que, nas últimas 96 horas, choveu cerca de 240 mm. A marca superou o esperado para o município em janeiro, de 200 mm.

De acordo com a Defesa Civil, 45 pessoas foram desalojadas, sendo acolhidas por parentes ou conhecidos. Já as famílias desabrigadas, somam 56 pessoas e foram acolhidas através do Aluguel Social.

Cataguases

Diante das fortes chuvas dos últimos dias, a Prefeitura acionou o Plano de Contingência da Defesa Civil e instalou um gabinete de crise por tempo indeterminado. Conforme o último boletim municipal, 766 pessoas estão desalojadas, sendo 89 acolhidas nos abrigos provisórios instalados nas escolas municipais. No total, 3.473 pessoas foram atingidas pela enchente.

O Rio Pomba está próximo de voltar ao normal. O nível encontra-se agora com 5,73 metros acima do seu leito, conforme medição realizada nesta tarde. Para sair da calha, é necessário que alcance 5,50 metros acima do seu leito. O Ribeirão Meia Pataca está também em estado de alerta e aponta alagamentos em alguns pontos.