BR-040: transição entre concessionárias traz incertezas para funcionários da Via 040

Com a assinatura do contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, os próximos 30 dias serão de transição entre a Via 040, atual gestora da rodovia, e a EPR, nova concessionária do trecho. Até o dia 9 de agosto, as duas empresas vão “conviver” na gestão da estrada mineira.

O período será também de apreensão para centenas de funcionários da atual concessionária, que não sabem sobre o futuro dos serviços prestados na BR-040.

Após dias de impasse judicial sobre o contrato de concessão, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) assinou junto à concessionária EPR o acordo para gestão da BR-040, entre BH e Juiz de Fora. A assinatura do contrato foi divulgada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU).

Funcionários ouvidos pela reportagem da Itatiaia relatam preocupação sobre a continuidade do trabalho com a nova concessionária.

“Todo colega que você conversa não sabe de nada. A Via 040 não informa nada. O nosso sindicato fala que vai fazer reunião, mas nunca acontece”, desabafa um dos trabalhadores.

Outro funcionário da Via-040, que não quis se identificar, afirmou que o maior medo é de demissões, mas aponta que teme também a continuidade de problemas e defasagens que se arrastam há anos.

“A EPR vai querer pagar o mesmo salário, que já estava defasado”, conta o funcionário. A reportagem da Itatiaia apurou que o dissídio dos funcionários da Via 040 ainda não foi homologado em 2024 e que, no ano passado, foi quitado um valor de três anos de atraso.

Segundo o diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, normalmente nas transições entre concessionárias os trabalhadores são aproveitados pela nova empresa, já que conhecem e estão habituados com o serviço.

A definição, no entanto, caberá à nova empresa que vai gerir a BR-040. A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a EPR e, assim que houver retorno, as informações serão incluídas nesta matéria.