O Corpo de Bombeiros divulgou que foi acionado 484 vezes para combater incêndios florestais em Minas Gerais nas últimas 48h. Os dados consideram os chamados das 17h da sexta-feira (20) até às 17h deste domingo (22).
No último final de semana, o número foi de 1.299 acionamentos para combate de incêndios florestais, mas com um intervalo de tempo maior do que o balanço de hoje. Foram considerados chamamentos das 12h da sexta (13) às 12h de segunda (16).
Entre as queimadas em vegetação, destacam-se as em Unidades de Conservação (UCs), que são os parques preservados. A corporação compartilhou que há dez operações em andamento.
Cinco desses são em incêndios com focos ativos. O destaque é o combate no Parque do Caraça, localizado na região Central de Minas Gerais, que chegou ao 12º dia de trabalho. Neste domingo, as equipes tentam debelar as chamas em Pico do Sol, Capivari, Campo de Fora e Belchior.
As outros cinco operações são em incêndios controlados, em que os militares realizam apenas ações de rescaldo e monitoramento.
O que são as Unidades de Conservação (UCs)?
As Unidades de Conservação são espaços que visam preservar a fauna e flora nativas do Brasil, com foco nas espécies ameaçadas de extinção, nascentes, rios, cachoeiras e geológicas. Além disso, também protegem valores culturais, históricos, arqueológicos e promovem a educação e o turismo ecológico.