Os trabalhos de combate a dois incêndios de grande porte na Zona da Mata foram encerrados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Nesta segunda (26), as equipes finalizaram a atuação na Serra do Brigadeiro, na região próxima à Araponga e Sericita. No domingo (25), foi concluída a ação no Morro do Cristo em Juiz de Fora.
Nos dois casos, as causas ainda não foram identificadas.
Serra do Brigadeiro
No sobrevoo realizado nesta segunda não foram constatados novos focos e a operação foi encerrada. No domingo, 8º dia de combate, os esforços dos militares e dos brigadistas foram concentrados na frente da Fazenda do Brigadeiro, área de alta prioridade para o Instituto Estadual de Floresta (IEF).
Com apoio dos lançamentos de água das aeronaves Airtractor e Guará 1, as equipes debelaram a linha de fogo, realizando rescaldo e confecção de aceiros para inibir reignição.
Morro do Cristo
No domingo, os militares permaneceram fazendo monitoramento na área. Foram identificados troncos de árvore fumegando, sem chamas e sem risco.
Não houve nenhum acionamento por parte da população e não houve indícios de fogo na vegetação. Com as chuvas, os bombeiros encerraram o combate ao incêndio na unidade de conservação em Juiz de Fora.