Uma forte chuva caiu na tarde desta quinta-feira (26), em Juiz de Fora, causando transtornos, como alagamentos, enxurradas e inundações. Em algumas regiões da cidade, a chuva foi acompanhada de granizo, como nos bairros Santa Luzia, Alto dos Passos e São Pedro, por exemplo.
A Defesa Civil informou que Juiz de Fora registrou volume de chuva de 52 mm entre 16h e 17h na região central, a mais atingida. O alerta amarelo do Inmet para tempestade previa 50 mm por dia.
Entre 12h e 17h, caíram 313 raios em Juiz de Fora, segundo informou o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No início da noite, a Prefeitura informou que a maior incidência de chuva estava na Cidade Alta e nas proximidades do Monte Castelo e Francisco Bernardino. Por isso, pediu atenção a quem mora nas proximidades do córrego Humaitá, especialmente no Bairro Industrial.
Ocorrências Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil, mos bairros São Pedro, Nossa Senhora de Lourdes e Milho Branco choveu, respectivamente, 32mm, 28mm e 23mm. O nível do Rio Paraibuna está em 2,81m. Em uma hora, subiu cerca de 1,18m.
Até às 18h, a Defesa Civil registrou três ocorrências em função da chuva: escorregamento de talude no Santo Antônio, inundação no Bairro Industrial e desabamento de muro de divisa, no Retiro.
As equipes da PJF estão em ação nas áreas atingidas pela chuva. A Defesa Civil reforça que há possibilidade de chuva forte até a meia-noite.
De acordo com a Prefeitura, árvores caíram na fiação elétrica, na Avenida Eugênio do Nascimento, no Dom Orione, próximo ao Sesi, fazendo com que os motoristas passem pelo local com cuidado. A PJF informou que agentes de trânsito estão a caminho. E os servidores da Empav aguardam a Cemig para atuar na retirada das árvores.
A UFJF informou que equipes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) estão mobilizadas em vários pontos do campus; o anel viário foi liberado por volta das 17h30. A orientação da Prefeitura é que, quem fará o trajeto Cidade Alta-Centro deve evitar a UFJF, utilizando como caminho a Estrada Engenheiro Gentil Forn.
O trânsito na Avenida Rio Branco na altura do Mergulhão está fluindo, mas lento e as quatro bombas estão operando simultaneamente
Bombeiros
Conforme informações iniciais do Corpo de Bombeiros, os militares atendem duas ocorrências de quedas de árvores. Uma é na Rua Ubaldina Moraes Pereira, bairro Tiguera, e a outra no anel viário da UFJF, próximo ao portão da faculdade de Educação Física e Desportos.