Prestes a assumir a gestão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, a concessionária EPR Via Mineira deu início nesta semana o período de transição junto à Via 040 (concessionária que está deixando a gestão da rodovia) e apresentou os próximos passos para as melhorias da via.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o diretor executivo da EPR, Roberto Longman, afirmou que as obras de adequação (melhorias no asfalto e na sinalização) da BR-040 vão acontecer nos próximos dois anos e a ampliação da via, com as esperadas obras de duplicação, começam a partir do terceiro ano da concessão.
“Ao longo de todo o projeto vão ser R$ 5 bilhões de investimentos, sendo R$ 3,5 bilhões nos sete primeiros anos da concessão. Vamos fazer todas as estruturas de melhorias e ampliação da rodovia. No primeiro ano são os trabalhos iniciais, ou seja, a requalificação da rodovia para garantir maior padrão de conforto. São melhorias na questão do pavimento, da sinalização, drenagem e roçagem”, explicou Longman.
“A partir do terceiro até sétimo ano começamos os investimentos em ampliação da rodovia, são mais de 160 quilômetros de duplicação, mais de 30 retorno em desnível e 40 quilômetros em terceira faixa, o que vai trazer segurança e fluidez. Hoje temos gargalos importantes ao longo do trecho, principalmente no trecho Congonhas e Lafaiete. Nos próximos sete anos serão de trabalhos intensos. Sabemos que haverá alguns incômodos para a população, mas será para o bem da população”, afirmou o diretor da EPR.
Ouça a reportagem de Fabiano Frade, da Itatiaia.
Pedágio mais caro
O diretor da nova concessionária ressaltou que o valor exato do pedágio será divulgado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) no início de agosto, 10 dias antes do processo de transição ser concluído, mas adiantou que ele deve aumentar para R$ 12,50 ou R$ 13. O reajuste representa um aumento de quase 100% no valor atual da tarifa cobrada pela Via 040, de R$ 6,30.
“Esse projeto tem um equilíbrio, que é a receita do pedágio versus os investimentos que serão feitos e os custos operacionais. Esse equilíbrio traz uma tarifa, que vai ficar entre R$ 12,50 e R$ 13. Um dos pontos importantes é que esse contrato é que o valor do pedágio prevê desconto de 5% para os usuários que usarem tags, inclusive caminhões. E temos o desconto do usuário frequente, focado na população que usa a rodovia, é um desconto progressivo que vai aumentando a cada vez que você passa pelo pedágio. Se você passar 30 vezes na praça durante o mês, o desconto médio chega a 70%. Ou seja, ele pode ficar mais barato do que o valor atual. Cada praça terá seu desconto específico”, explicou.
Questionado sobre o reajuste imediato no valor do pedágio, Longman afirmou que a medida se dá pelo fato de ser uma continuidade na concessão e na prestação dos serviços.
“Essa é a continuidade de uma operação, que já iniciamos os investimentos. Quando se tem um projeto novo, você tem um tempo até para construir as praças de pedágio. A cobrança de pedágio é um equilíbrio econômico.
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Problemas da Via 040
Questionado sobre as duplicações, que já estavam previstas na concessão da BR-040 quando a gestão era da Via 040, Roberto Longman afirma que o novo contrato teve avanços em relação ao contrato que fracassou da última concessionária.
“O cenário é muito diferente. A rodada 3 teve vários problemas. Questões conjunturais do período. Agora, na quarta rodada, temos projetos que pegaram os aprendizados da rodada anterior. O novo projeto tem um contrato melhor estruturado, a forma do investimento é bem estruturada. Vamos fazer as melhorias na cadência certa, com projetos qualificados e licenciamentos ambientais, com período para as desapropriações. Teremos 14 quilômetros de ciclovias em trechos urbanos e vamos ter vários pontos com vias marginais nos trechos urbanos. São investimentos que vão mudar a cara da rodovia”, diz Longman.
A Via 040, do grupo Invepar, assumiu em 2014 a concessão da BR-040 em todo o trecho de Juiz de Fora até Brasília. Em 2017, a empresa pediu a rescisão do contrato, alegando dificuldades na concessão de licenças ambientais e queda no fluxo do tráfego da rodovia. Dos 559 quilômetros que deveriam ter sido duplicados, a Via 040 duplicou apenas 73 quilômetros (pouco mais de 10% do previsto).
Redução de acidentes
Segundo o diretor da EPR Via Mineira, nova concessionária, o projeto prevê a duplicação de 160 quilômetros como forma de reduzir o número de acidentes na BR-040.
“Não é só fazer duas faixas. Hoje, muitos trechos entre BH e Juiz de Fora já têm duas faixas de cada lado, mas isso não é duplicação. A duplicação consiste em fazer a barreira central, uma divisória entre as duas pistas e os acostamentos. É isso que traz segurança para a rodovia. Os acidentes frontais e laterais são os mais críticos que temos nas rodovias, são eles que causam as mortes. Com os investimentos que teremos, vamos conseguir resolver esses acidentes”, afirmou Longman.