Audiência pública vai discutir situação da Mercedes-Benz em JF

Audiência pública na Câmara Municipal está prevista para abril. O encontro é para tratar da possível saída da Mercedes Benz de Juiz de Fora.

Na semana passada, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Minas, um requerimento – enviado pelo deputado estadual Roberto Cupolillo, do PT – para tratar do assunto.

A audiência deverá contar com a presença de representantes da empresa, membros da Câmara Municipal, sindicatos e pessoas ligadas à causa.

Como a Itatiaia vem informando, a possível transferência da empresa é um temor, inclusive do Governo de Minas, pois devido à guerra fiscal entre os estados, Minas Gerais sairia prejudicada.

O deputado estadual Roberto Cupolillo, do PT, autor do requerimento, conversou com a nossa equipe:

deputado estadual Roberto Cupolillo

A Mercedes Benz reiterou que não irá fechar a fábrica em Juiz de Fora.

Em nota, a empresa informou que a estratégia é ter sua fábrica de cabinas de caminhões em Juiz de Fora e a fábrica de produção de caminhões em São Bernardo do Campo, em São Paulo, trabalhando em total sinergia para atender às demandas do mercado.

A empresa disse também que desde 214 vem implementando um investimento de R$ 230 milhões para a fábrica de Juiz de Fora e que a produção do caminhão extrapesado Actros acontece em Juiz de Fora. Futuramente, como já diversas vezes informado desde 2014, virá para São Bernardo do Campo. Mas a data de transferência está em definição.

Na cidade acontece a fabricação de todos os modelos de cabinas de caminhões; Atualmente, a fábrica de Juiz de Fora atua em dois turnos e emprega mais de 1.000 colaboradores.

Confira a nota oficial na íntegra:

Informamos que a Mercedes-Benz não irá fechar a fábrica de Juiz de Fora. Abaixo, segue o nosso posicionamento com mais detalhes.

Posicionamento Mercedes-Benz:

· A estratégia da Mercedes-Benz é ter sua fábrica de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG) e a fábrica de produção de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) trabalhando em total sinergia para atender às demandas do mercado;

· Desde outubro de 2014, quando anunciamos o investimento de R$ 230 milhões para a fábrica de Juiz de Fora, essa estratégia já tem sido implementada;

· Além disso, a planta mineira recebe parte do investimento de R$ 2,4 bilhões, entre 2018 e 2022, para continuação da modernização das duas fábricas rumo à Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade;

· A produção do caminhão extrapesado Actros acontece em Juiz de Fora. Futuramente, como já diversas vezes informado desde 2014, virá para São Bernardo do Campo. Mas a data de transferência está em definição;

· Lembrando que a planta de Juiz de Fora é responsável pela fabricação de todos os modelos de cabinas de nossos caminhões – Accelo, Atego, Axor e Actros. Por isso, sua importância para atuação em sinergia com a planta do ABC paulista. Ou seja, sem as cabinas, não montamos veículos.

· Atualmente, a fábrica de Juiz de Fora atua em dois turnos e emprega mais de 1 mil colaboradores.

· Fora isso, é importante ressaltar que a fábrica de Juiz de Fora acompanha o nosso crescimento de vendas de caminhões no Brasil, uma vez que produz todas as nossas cabinas de caminhões

· Para se ter uma ideia, no acumulado de janeiro a dezembro de 2018, a Mercedes-Benz vendeu mais de 19 mil caminhões no Brasil, uma alta de 50% em relação a 2017, e que garantiu à marca uma participação de 27,8% no mercado brasileiro de caminhões.

· Considerando somente os meses de janeiro e fevereiro de 2019, a Mercedes-Benz vendeu mais de 3,9 mil caminhões, alta de 67% em relação ao mesmo período do ano passado e que garantiu à marca uma participação de 30% do mercado brasileiro.

Sobre desembaraço das Sprinters em Juiz de Fora:

· A Mercedes-Benz do Brasil avalia a possibilidade e se manifestará quando tiver uma decisão