619 atendimentos de janeiro a abril de 2018.
Em meio a realização da Semana Municipal do Idoso, que tem o intuito de sensibilizar a população idosa e fortalecer a capacidade de participação na sociedade, ocorrências policiais envolvendo a terceira idade são registradas em Juiz de Fora.
No último final de semana, um homem de 37 anos foi preso por maus-tratos contra a mãe. Deficiente visual, a idosa de 72 anos foi encontrada em casa, no Bairro Grajaú, sem alimentação, condições precárias de higiene e cuidados com a saúde. A Polícia Militar chegou ao local após denúncia.
Na madrugada desta terça-feira, 8, assaltantes invadiram uma residência, agrediram os moradores, que são idosos de 74 e 79 anos e roubaram R$2.050. A ocorrência foi registrada no Bairro Santa Cruz.
Casos como esses geralmente são encaminhados ao Núcleo de Atendimento ao Idoso, que registrou 619 atendimentos de janeiro a abril de 2018, envolvendo crimes contra o público-alvo e outras demandas. Esse número ultrapassa a metade registrada em todo ano passado, quando foram 1.027 atendimentos.
A delegada regional da Polícia Civil Patrícia Ribeiro acredita que o aumento se deve a maior divulgação do trabalho. A população tem acreditado no nosso trabalho e a gente procura trabalhar em rede”, ressalta.
Em Juiz de Fora, há cerca de 80 mil pessoas idosas. Temas como agressões e cuidados com a terceira idade estão sendo discutidos na Semana do Idoso.
Semana do Idoso
A programação segue até sexta-feira, dia 11.
Segundo o gerontólogo e gerente do Departamento de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, José Anísio da Silva, a importância da Semana é sensibilizar a população idosa e fortalecer a capacidade de participação na sociedade.