Após problemas, Cesama explica situação do abastecimento de água em Juiz de Fora

Em nota, Cemig enviou posicionamento sobre as afirmações da Prefeitura

Diversos bairros de Juiz de Fora sofrem com a falta d´água desde sexta-feira (10), devido à queda de energia nas elevatórias em diferentes pontos da cidade. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) detalhou nesta quinta (16) à Itatiaia as ocorrências.

Em nota enviada no fim da tarde desta quinta (16), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que “fatores imprevisíveis” levaram às ocorrências relacionadas às unidades da Cesama. E que em todas elas, houve prioridade de atendimento para o restabelecimento da energia. A Cemig também pontuou que “já relatou à Cesama de que problemas nas instalações internas contribuíram para as ocorrências de falta de energia” e que fará uma avaliação sobre as adequações que podem ser executadas no sistema elétrico, de maneira a contribuir para melhorias no fornecimento de energia.
Leia a íntegra abaixo.

Em menos de uma semana, quatro ocorrências de falta de energia, elenca Cesama

Na sexta (10), o problema foi na captação de Chapéu D’uvas; no domingo (12), na Estação de Tratamento Marechal Castelo Branco. No feriado (15), a falta de energia foi na elevatória de água próxima à Maternidade Therezinha de Jesus. Na madrugada desta quinta (16), foi na elevatória de água Belmiro Braga, que atende os bairros Santa Luzia, Santa Cecília, Mundo Novo, Alto dos Passos, Bom Pastor, Vila Ozanan e Furtado de Menezes.

Segundo a Cesama, as duas primeiras elevatórias atingidas pela falta de energia impactaram no abastecimento de água toda a cidade. 

Já a elevatória que fica próxima ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus é responsável pelo abastecimento dos bairros Cascatinha, Teixeiras, Aeroporto, Avenida Deusdedith Salgado, Sagrado Coração de Jesus, Jardim de Alá, Ipiranga, Santa Efigênia, Condomínio Estrela Alta, Dom Bosco, Aeroporto, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Fazendinhas do Ipiranga, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra, Parque Guadalajara, Jardim Liu, Jardim Laranjeiras, parte de São Mateus e Estrela Sul. 

Neste feriado, a Cesama chegou a emitir um comunicado sobre a falta d’água, informando que a energia foi restabelecida por volta de 17h. Com a volta do problema, em outra elevatória, o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, informou que o sistema está desequilibrado.

Julio César orienta que a população acione o 115, em caso de falta d´água.

Ele ainda destaca a gravidade da situação frente à onda de calor.

Íntegra da nota da Cemig

A Cemig informa que atua, diariamente, para entregar energia limpa, segura e de qualidade para os seus mais de 9 milhões de clientes, nos 774 municípios da sua área de concessão. Em casos em que são registradas interrupções de energia na rede Cemig, as equipes da Companhia trabalham incansavelmente para recompor o sistema elétrico no menor tempo, de maneira a atender todos os clientes gerando o menor transtorno possível.

Sobre as ocorrências que tiveram algum reflexo nas unidades da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama), a Cemig esclarece que se devem a fatores imprevisíveis. Em todos os casos, o atendimento recebeu prioridade e a energia foi restabelecida no menor prazo possível.

Além disso, a Cemig ressalta que já relatou à Cesama de que problemas nas instalações internas contribuíram para as ocorrências de falta de energia. A Cemig irá avaliar e apresentará, se necessário, um estudo sobre pontos de adequações que podem ser executados no sistema elétrico, de maneira a contribuir para melhorias no fornecimento de energia.

Problemas em Barroso

E a falta de água por conta da falta de energia não é problema apenas de Juiz de Fora. Em comunicado, a  Prefeitura Municipal de Barroso informa aos moradores do povoado da Boa Vista que devido a falta de energia que atingiu o município na madrugada desta quinta (16), o abastecimento de água poderá sofrer instabilidades. Por isso, solicita que os moradores economizem água até a situação se normalizar.