Entre os compromissos do primeiro dia após ser reeleita Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) conversou com a Itatiaia. Ela analisou a evolução da presença feminina na política local, a partir da própria trajetória pioneira na Universidade Federal de Juiz de Fora, na Câmara dos Deputados e na Administração Municipal.
“Para mim, significa muito e para a sociedade, significa ainda mais. Eu fui reitora, hoje, a Universidade Federal tem outra reitora. Fui deputada federal e hoje a cidade tem duas deputadas federais. Eu hoje sou prefeita reeleita, como fui reeleita como reitora. A minha esperança é que nós estejamos abrindo caminho para, no futuro, ter novas prefeitas em Juiz de Fora”
Ela também destacou o aumento das mulheres eleitas para o Legislativo Municipal e destacou a expectativa de relacionamento com os futuros vereadores, eleitos neste domingo (6)
“Eu saúdo a ampliação da participação feminina dentro da Câmara Municipal é um avanço progressivo. Não é suficiente, mas é alentador. E nós lidaremos com a futura Câmara com o mesmo respeito, com a mesma abertura que temos lidado na atual gestão”, afirmou.
Eleições 2024
- “Nosso trabalho subiu o sarrafo, agora vamos ter que pular mais”: diz Margarida Salomão, prefeita reeleita em Juiz de Fora
- Margarida Salomão (PT) é reeleita Prefeita de Juiz de Fora
Outras metas para a próxima gestão
Entre os temas, ela anunciou agenda em Brasília na próxima semana para assinar os acordos para liberação de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras no município.
Ela também elencou entre as prioridades para o segundo mandato, reduzir o tempo de espera para atendimentos médicos e exames na saúde especializada, a melhoria do transporte público no planejamento da próxima licitação do serviço, prevista para 2026, um novo Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o aproveitamento da obra do Hospital Regional.
Ouça a íntegra da entrevista de Margarida Salomão à Désia Souza.