Chuvas causam estragos em Barbacena

As chuvas causaram estragos em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Na área urbana, fios da rede elétrica foram rompidos.

Em um dos casos, na rua Joaquim de Carvalho Campos, no bairro Ipanema, a rede elétrica foi atingida por telhas de amianto que despencaram de uma residência. Com isso, a rede se soltou e caiu cair sobre um veículo. Ocupantes conseguiram sair a tempo e não se feriram.

Na área rural, na localidade dos Costas, as chuvas causaram quedas de três árvores de grande porte e deixou interditada a estrada vicinal que liga ao distrito de Senhora das Dores.

O vento também causou a queda de três postes energia e a situação ainda se complicou por conta da lama que desceu das encostas. A estrada está interditada e sem acesso à escola rural e à igreja local. Segundo os Bombeiros, pelo menos 20 moradores tiveram que abandonar seus veículos na estrada e acessaram às residências a pé.

Houve queda de muro com deslizamento de terra, na Rua Iris Rezende de Almeida, Bairro Boa Morte. Também foram constatados destelhamentos com alagamentos em uma casa da Rua José Bonifácio, no Centro. Destelhamento com alagamentos e danos materiais aconteceram na Rua General Osório, no Bairro São Geraldo, além de atingir um poste de iluminação pública no mesmo Bairro.

No Bairro Guarani houve  deslizamento de terra em um terreno.

Na Comunidade dos Costas foram identificados destelhamento e interdição da Escola Municipal Crispim de Paula Nésio; destelhamento com alagamento em residência; queda de árvores e queda de postes de iluminação pública.

Nota

Em nota, a Prefeitura informou que a Defesa Civil está atuando desde a última noite. Uma retroescavadeira foi enviada para desobstruir a estrada na área rural. Até o momento, segundo a pasta, foram registradas sete ocorrências, envolvendo queda de muros, destelhamento e deslizamento em barrancos. Não há feridos nem desalojados.

.A Defesa Civil Municipal está em plantão de monitoramento das áreas de risco e pode ser acionada através dos telefones (32) 3693-8501 e (32) 98863-2199.

O contato pode também ser feito através da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. Em caso de emergência, a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados.