Cinco detentos fugiram da Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a fuga aconteceu por transposição de barreira.
A Sejusp informou que as forças de segurança estão empenhadas nas buscas de Thales David Martins Lidório, 24 anos, Iuri de Castro Souza, 22 anos, Fábio Nogueira Rodrigues, 41 anos, Antônio Marcos dos Santos, 36 anos e Patrick Maurício Amaral dos Santos, 23 anos.
Ainda segundo a Sejusp, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias da fuga.
Qualquer informação que possa ajudar as forças de segurança nas buscas pode ser repassada de forma anônima ao Disque Denúncia pelo 181.
Quem são os foragidos?
Os cinco detentos foram identificados e a Itatiaia fez um levantamento de cada um deles.
Thales David Martins Lidório
O jovem de 24 anos é citado em, pelo menos, três ações judiciais. Na primeira, de 2018, Thales é considerado réu por roubo junto com outros quatro autores. Já a segunda traz informações sobre uma prisão por posse de drogas para consumo pessoal em 2020. A terceira citação é de uma prisão em flagrante por roubo majorado em 2024, em que ele aparece como autor junto com outras três pessoas.
Iuri de Castro Souza
Já o jovem de 22 anos é citado em sete ações na Justiça mineira entre 2021 e 2024, incluindo um processo por homicídio duplamente qualificado cometido em Ubá. De acordo com a denúncia, Iuri e mais dois suspeitos teriam feito disparos contra a cabeça e o tronco da vítima, que pilotava uma moto no momento dos disparos. O homem sofreu traumatismo craniano e morreu. A motivação do crime seria a disputa territorial por tráfico de drogas.
Fábio Nogueira Rodrigues
O homem de 41 anos é réu por homicídio qualificado desde julho deste ano. Ele, inclusive, estava com uma audiência de instrução e julgamento marcada para o início de outubro, mas ela foi remarcada para maio de 2025.
Patrick Maurício Amaral dos Santos
O jovem de 23 anos é citado em quatro ações entre 2020 e 2023 pelos crimes de roubo e latrocínio, todos cometidos em Ubá. Em um dos casos, ele foi condenado a quatro anos de prisão por ter roubado R$ 400,00 de um supermercado com o uso de um revólver.
Antônio Marcos dos Santos
A reportagem não localizou processos contra o criminoso de 36 anos.