A dupla formada por Ana Patrícia e Duda é campeã olímpica Paris 2024. Em partida eletrizante, as brasileiras venceram as canadenses Melissa e Brandie por 2 sets a 1 (26/24 e 12/21 e 15/10) na final do vôlei de praia feminino, nesta sexta-feira (9), e garantiram o ouro para o Brasil.
É a terceira medalha de ouro do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris. Todas de mulheres. Rebeca Andrade, no solo da ginástica, e Bia Souza, no judô, foram as outras campeãs na capital francesa.
O jogo que consagrou a melhor dupla do mundo, disputado na icônica Arena da Torre Eiffel, teve contornos emocionantes. No primeiro set, as brasileiras estiverem cinco pontos atrás no placar e conseguiram a virada.
No último ponto da primeira parcial, a genialidade de Duda fez a diferença. Ela viu o fundo de quadra aberto e devolveu a bola de manchete, de primeira, para conseguir largar à frente no placar.
O segundo set teve menos emoção e foi dominado pelas canadenses, que conseguiram forçar o saque e quebrar o passe de Ana Patrícia. A medalha dourada seria decidida no tiebreak decisivo.
No momento mais importante das carreiras, Ana Patrícia e Duda retomaram o bom nível e lideraram do início ao fim para fechar em 15/10.
Durante o jogo, as duas brasileiras deixaram claro o por que chegaram a Paris como favoritas ao ouro e são líderes do ranking mundial. Ambas mostraram poder de ataque, além da combinação do bloqueio poderoso de Ana Patrícia com a leitura de Duda no fundo da quadra.
A medalha dourada conquistada nesta sexta-feira (9) é apenas a segunda de ouro do vôlei de praia feminino do Brasil em Jogos Olímpicos. Em Atlanta 1996, Jaqueline Silva e Sandra Pires subiram ao lugar mais alto do pódio.