“Eu sou campeã olímpica!”: Quem é Bia Souza, medalhista de ouro no judô em Paris 2024?

A judoca Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro no judô +78 kg, na Olimpíada de Paris 2024. Essa foi a estreia da brasileira de 26 anos em Jogos Olímpicos.

Beatriz é paulista, nascida em Itariri e criada em Peruíbe. A atleta de 26 anos começou a prática do judô ainda criança, inspirada pelo pai. Poseidonio José de Souza Neto é ex-atleta profissional de judô. A primeira medalha de Bia veio aos sete anos pela Associação Budokan de Peruíbe. Ela chegou a tentar a prática da natação, mas optou por seguir nos tatames.

Aos 15 anos, a medalhista olímpica se mudou para São Paulo para seguir seu sonho. Ela começou sua carreira no Palmeiras e, hoje, atua pelo Esporte Clube Pinheiros.

No currículo, Bia acumula pódios. Nos últimos anos, ela foi vice-campeã mundial em 2022 e medalha de ouro no Grand Slam de Baku e no Open de Varsóvia, em 2023.

Ela também conquistou o primeiro lugar no Pan-Americano de Judô de Calgary, no Canadá, em 2023. No Open de Perth, Austrália, ela foi prata. A medalha de bronze veio no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no ano passado.

Judoca, estudante de administração e sargento do exército, Bia é casada com o ex-jogador de basquete, Daniel Souza e fez sua estreia em Olimpíadas em Paris.

No último ano, ela foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o Prêmio Brasil Olímpico, principal premiação do esporte olímpico nacional. Ela foi eleita a melhor atleta no judô, categoria peso pesado +78kg, de 2023. Atualmente, Bia é a quinta colocada no ranking mundial.

Ouça a narração do ouro de Bia Souza na Itatiaia

Premiação

A judoca brasileira Beatriz Souza receberá uma premiação de R$ 350 mil pela tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na França. O bônus será concedido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Explosão de seguidores nas redes sociais

Com a conquista do ouro, o primeiro do país em Paris 2024, a judoca “explodiu” na internet com o apoio dos brasileiros.

Após vencer a semifinal, Beatriz Souza tinha pouco mais de 60 mil seguidores no Instagram. Com a medalha garantida por chegar à decisão, a judoca levou o povo brasileiro ao delírio e, com o ouro, o nome dela ganhou muita força no aplicativo. Beatriz já atingiu a marca de 1 milhão de seguidores.

Na CazéTV, detentora dos direitos de transmissão da Olimpíada de Paris, o influencer Casimiro Miguel iniciou a campanha para que Beatriz Souza ganhe ainda mais seguidores nas redes sociais.

Campeã olímpica, Beatriz Souza é treinada por Sarah Menezes, também medalhista de ouro. A comandante subiu no lugar mais alto do pódio em Londres 2012, na Inglaterra, na categoria até 48kg.

Charge: Duke Itatiaia

Beatriz conquistou 27ª medalha do Judô

Antes de Paris 2024, o judô e o vôlei dividiam a liderança do Brasil no número de medalhas nas Olimpíadas, com 24 para cada. Vale ressaltar que a conta do vôlei inclui as disputas na quadra (11) e na praia (13).

Na capital francesa, além de Beatriz Souza, o judoca Willian Lima conquistou a medalha de prata na categoria até 66kg e Larissa Pimenta ficou com o bronze na categoria até 52kg.

Ao lado da vela, o vôlei brasileiro é o esporte com mais medalhas de ouro, com oito conquistas.

Brasil conquistou 7ª medalha em Paris

Com a medalha de Beatriz Souza, o Brasil conquistou a sua sétima medalha em Paris 2024. Willian Lima, Caio Bonfim e Rebeca Andrade subiram no segundo lugar mais alto do pódio, enquanto o bronze foi conquistado por Rayssa Leal, Larissa Pimenta e a equipe brasileira de ginástica artística.

Medalhistas do judô brasileiro em Jogos Olímpicos

  • 1972 Munique
    Chiaki Ishii (-93kg, bronze)
  • 1984 Los Angeles
    Douglas Vieira (-95kg, prata)
    Walter Carmona (-86kg, bronze)
    Luís Onmura (-71kg, bronze)
  • 1988 Seul
    Aurélio Miguel (-95kg, ouro)
  • 1992 Barcelona
    Rogério Sampaio (-65kg, ouro)
  • 1996 Atlanta
    Aurélio Miguel (-95kg, bronze)
    Henrique Guimarães (-65kg, bronze)
  • 2000 Sydney
    Tiago Camilo (-73kg, prata)
    Carlos Honorato (-90kg, prata)
  • 2004 Atenas
    Leandro Guilheiro (-73kg, bronze)
    Flávio Canto (-81kg, bronze)
  • 2008 Pequim
    Ketleyn Quadros (-57kg, bronze)
    Leandro Guilheiro (-73kg, bronze)
    Tiago Camilo (-81kg, bronze)
  • 2012 Londres
    Sarah Menezes(-48kg, ouro),
    Mayra Aguiar(-78kg, bronze)
    Felipe Kitadai(-60kg, bronze)
    Rafael Silva(+100kg, bronze)
  • 2016 Rio de Janeiro
    Rafaela Silva (-57kg, ouro)
    Mayra Aguiar (-78kg, bronze)
    Rafael Silva (+100kg, bronze)
  • 2020 Tóquio
    Daniel Cargnin (-66kg/bronze)
    Mayra Aguiar (-78kg, bronze)
  • 2024 Paris
    Willian Lima (-66kg/prata)
    Larissa Pimenta (-52kg/bronze)
    Beatriz Souza (-78kg/ouro)