O judô garantiu o primeiro ouro olímpico do Brasil em Paris 2024. Beatriz Souza, de 26 anos, superou a israelense Raz Hershko, nesta sexta-feira (2), e garantiu o lugar mais alto do pódio na disputa acima dos 78kg.
Bia dominou a disputa diante da israelense, número 2 do ranking mundial. Antes do primeiro minuto de luta, a brasileira aplicou um waza-ri e ficou em vantagem. A partir disso, controlou a luta e terminou com a vitória.
Foi a primeira conquista do Brasil na categoria peso pesado na história da Olimpíada. Beatriz Souza repetiu o feito de Sarah Menezes, atual treinadora da Seleção, campeã olímpica em Londres 2012.
O Brasil tem 27 medalhas na história da modalidade: cinco de ouro, quatro de prata e 18 de bronze. A última medalha de ouro havia sido conquistada por Rafaela Silva, na Rio 2016.
Terceiro pódio em Paris 2024
A medalha de Bia Souza foi a terceira conquistada na atual edição dos Jogos Olímpicos. William Lima (prata) e Larissa Pimenta (bronze) também subiram ao pódio.
O Brasil ainda pode conquistar mais uma medalha no esporte. Neste sábado (2), haverá disputa mista por equipes.
Caminho até a medalha
Beatriz, cabeça de chave número 5 do torneio, estreou nas oitavas de final. A brasileira superou nicaraguense Izayana Marenco com ippon. Nas quartas de final, bateu a sul-coreana Kim Ha-yun.
A semifinal foi desafiadora para Bia Souza. A judoca brasileira superou a francesa Romane Dicko por imobilização.