Cerca de 30 profissionais da saúde do Brasil e EUA estarão engajados em uma missão de saúde no Maláui, país do continente africano.
O projeto será realizado no final de setembro e faz parte do Rotary Internacional, que anualmente faz missões humanitárias e treinamentos de profissionais da saúde em diversos países em desenvolvimento.
Segundo um dos organizadores, o médico infectologista Guilherme Côrtes, o objetivo é melhorar questões relacionadas a saúde do local. Além do treinamento, Guilherme relatou que pacientes serão atendidos e doados equipamentos (incubadora, aspirador neonatal), mosquiteiros contra malária, medicamentos e alimento contra desnutrição aguda.
Ele explicou ainda que entre as 10 principais causas das mortes no Maláui são por doenças infecciosas, como tuberculose, HIV e malária, além de contar com os piores índices de mortalidade materno-infantil e desnutrição.
Doações
Para realização do projeto, os participantes contam com doações. Como já tem o dinheiro para a parte operacional, a verba arrecadada será para as doações. Com isso, foi criada uma vaquinha online e o processo pode ser conferido aqui. Outro processo de doação é através de depósito bancário. As informações podem ser obtidas com a Juliana Samel pelo telefone (32)984417241 ou email julianasamel@gmail.com.