O disco ‘Clube da Esquina’, lançado em 1972 por Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito um dos 10 melhores álbuns de todos os tempos pela Paste Magazine, revista estadunidense especializada em música e entretenimento. O disco, que pode ser considerado o mais famoso da música mineira, foi classificado pela publicação como ‘o maior álbum brasileiro de todos os tempos’.
A lista foi compilada a partir dos votos de todos os editores, redatores, estagiários e freelancers que a Paste Magazine mantém nos Estados Unidos e no resto do mundo. Cada participante indicou os 20 melhores discos e todas essas listas foram compiladas em uma maior, com 300 posições.
Top 10 dos melhores discos de todos os tempos
Confira abaixo o top 10 dos melhores discos de todos os tempos, segundo a revista Paste Magazine:
- Stevie Wonder – Songs in the Key of Life (1976)
- The Cure – Disintegration (1989)
- Kate Bush – Hounds of Love (1985)
- Prince – Sign o’ the Times (1987)
- The Beatles – Abbey Road (1969)
- OutKast – Stankonia (2000)
- Fishmans – Long Season (1996)
- Nina Simone – Wild is the Wind (1966)
- Milton Nascimento e Lô Borges – Clube da Esquina (1972)
- The Beach Boys – Pet Sounds (1966)
Matt Mitchell, editor da revista Paste Magazine, afirma que ‘Milton Nascimento e Lô Borges criaram algo tão retumbante e único no Clube da Esquina que encanta como uma nuvem de calor e miscelânea sonora’. Para o crítico, o disco traz traços do pop barroco, folk, psicodelia e MPB, se inspirando tanto nos Beatles como em Chopin.
‘Com 64 minutos de duração, o álbum duplo nunca supera a sua própria criatividade. A majestade pop coletivizada de suas 21 músicas galvaniza-se na felicidade tropical de “Cais” e na bossa nova de “Clube da Esquina No. 2”, e mais tarde encontra reservas de samba downtempo em “Os Povos”. Em seguida, uma faixa como “Trem de Doido” treme com uma guitarra elétrica escaldante, cimentando por completo o esplendor do ciclo de canções do Clube da Esquina . Do começo ao fim, as imagens e sons marcantes de Nascimento e Borges, que viam a música clássica e a pop como iguais implorando para serem consagrados na música juntos para sempre, fazem de Clube da Esquina o maior álbum brasileiro de todos os tempos’.
A nona posição coloca ‘Clube da Esquina’ na frente de clássicos da música mundial, como ‘Pet Sounds’, dos Beach Boys, ‘What’s Going On’, de Marvin Gaye, ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, dos Beatles e ‘Ram’, de Paul e Linda McCartney. ‘The Miseducation of Lauryn Hill’ (1999), disco de Lauryn Hill que foi eleito o melhor de todos os tempos na lista da Apple Music no fim de maio, apareceu apenas na 28ª posição
‘Clube da Esquina’ não foi o único brasileiro a dar as caras na lista. ‘Acabou Chorare’ (1972), segundo disco da banda Novos Baianos, apareceu na 51º posição. O álbum foi descrito como ‘a mistura perfeita de samba rock e música tropicália feita na esteira da ditadura militar em curso no Brasil e dos pares oprimidos da banda’. Para Matt Mitchell, editor da revista, ‘o álbum é esperançoso em um momento em que não deveria’.
Bituca e Lô comemoram
No Instagram, Milton Nascimento e Lô Borges comemoraram o resultado divulgado pela revista: ‘Ficamos muito felizes com a notícia de que a Paste Magazine elegeu o álbum Clube da Esquina (1972), meu e de Lô Borges, como o 9° melhor disco da história da música. Sonhos Não Envelhecem’.