Dengue: Minas Gerais tem tendência de queda de casos, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (2) que o Brasil tem 991 mortes confirmadas por dengue, apenas em 2024. O cenário epidemiológico foi atualizado, em coletiva de imprensa, na sede da pasta, em Brasília. Ainda conforme os dados do Ministério da Saúde, o país tem 2.624.300 casos prováveis de dengue e outros 1.483 óbitos em investigação.

Minas Gerais está entre as oito unidades da Federação com tendência de queda de casos. Até o momento, 11 estados decretaram situação de emergência em decorrência do aumento dos casos de dengue, incluindo Minas. Ainda conforme o Ministério da Saúde, 465 municípios brasileiros também decretaram situação de emergência, incluindo 212 cidades mineiras.

O Ministério da Saúde enviou 1.235.119 doses da vacina contra a dengue para os estados e o Distrito Federal. Até o momento, 663.338 foram aplicadas, o que corresponde a 53,71% das doses disponíveis para o público alvo.

A vacina da dengue está disponível para pessoas com idades entre 10 e 14 anos, que segundo o Ministério da Saúde, corresponde ao público com a maior proporção de hospitalização pela doença.

Ouça a reportagem

Juiz de Fora, São João del-Rei e Barbacena

Em Juiz de Fora, subiu para 10 o número de mortes em investigação por suspeita de dengue. A informação consta na atualização desta segunda-feira, 2, do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde. Até semana passada, eram oito mortes em investigação na cidade, que tem um óbito e 3.137 casos confirmados de dengue, além de 4.584 casos prováveis. Além disso, também subiu o número de casos de chikungunya: agora são 17 confirmados e 21 prováveis.

No Campo das Vertentes, São João del-Rei está com quatro mortes confirmadas e uma em investigação. Registrou 3.702 casos confirmados e outros 3.886 são prováveis. A cidade histórica tem 7 casos confirmados de chikungunya e 12 prováveis.

Barbacena também tem uma morte confirmada por dengue e cinco óbitos em investigação. A cidade contabiliza 2.730 casos confirmados e outros 2.774 casos prováveis. E o município tem 2 casos confirmados de chikungunya e 5 prováveis.

Em nenhuma destas cidades houve registro de casos de zika neste ano.