A Prefeitura de Barbacena declarou situação de emergência em saúde pública em razão do crescente número de casos de dengue na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial de Barbacena no fim de semana.
Segundo o Executivo Municipal, durante todo ano de 2023, houve 423 casos notificados e 177 confirmações de infecção por arboviroses disseminadas pelo Aedes aegypt. Em 2024, apenas no mês de janeiro, foram registradas 169 notificações, 76 confirmações e um óbito positivo para dengue.
Com o decreto de Situação de Emergência, a Prefeitura afirma que poder agir “com ainda mais celeridade” nas mobilizações necessárias para conseguir evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti que transmite diversas doenças, dentre elas a dengue.
Providências
A secretária de saúde de Barbacena, Sinara Campos, afirmou que a cidade passa pelo quadro mais preocupante em relação à dengue, desde 2016. O material foi publicado na última sexta, junto com a confirmação do primeiro óbito na cidade.
No pronunciamento, a secretária falou que nessa semana estão previstas ações como mutirão, testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e preparação de portas de entrada para atender os casos suspeitos.
Agora, o executivo passa a cumprir diversas ações no combate à dengue, como fiscalizações; visitas em residências, áreas abertas ou imóveis abandonados; limpeza em áreas públicas ou terrenos baldios; recolhimento de sucata ou outros materiais depositados em vias públicas; campanhas educativas entre outras medidas que visam reduzir os casos de dengue em Barbacena.
Leia também:
- Aedes aegypti: MG é o terceiro estado com maior incidência de dengue no Brasil
- Índice de 5,1 no 1º LirAa de 2024 indica alto risco de infestação pelo Aedes aegypti em Juiz de Fora
- Prefeitura de Barbacena confirma 1ª morte por dengue no Campo das Vertentes
- Piau (MG) terá força-tarefa para combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
- Resultado do 1º LirAa de 2024 coloca Matias Barbosa em alto risco de infestação pelo Aedes aegypti
- Após 1º LirAa de 2024, Ubá segue em alto risco de transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegytpi
- Combate ao Aedes aegypti: dengue preocupa cidades da Zona da Mata