Criminalidade zero: municípios da região estão entre os que não registraram crimes violentos em 2023

O levantamento do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontou as cidades que estão no topo do ranking quando o assunto é criminalidade zero.
Segundo a pesquisa, de janeiro a outubro deste ano, 99 municípios, espalhados por todo o estado, não registraram nenhum roubo, homicídio, estupro ou qualquer outra ocorrência violenta.

Doze municípios da região aparecem no ranking. As cidades são: Aracitaba, Bias Fortes, Desterro do Melo, Laranjal, Olaria, Piau, Rochedo de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Deserto, Senador Cortes, Senhora de Oliveira e Volta Grande.

Conforme o levantamento, a cidade de Serranos, no Sul de Minas, é o município mineiro que está há mais tempo sem registro de crimes com o emprego de violência: o último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016. Desde então, já são 92 meses sem qualquer crime com uso de violência. A cidade tem uma população de aproximadamente 2 mil pessoas.

Dados de criminalidade em 2023

Conforme as informações atualizadas mensalmente na página Dados Abertos, nos 853 municípios mineiros, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro).  

A metodologia da Sejusp considera criminalidade violenta a soma dos registros de 13 naturezas criminais: homicídio tentado e consumado, roubo tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, extorsão tentada e consumada, extorsão mediante sequestro consumada e sequestro e cárcere privado tentado e consumado. 

Além dos 13 crimes violentos acompanhados, outros dados também são divulgados todos os meses, como os números de furto e lesão corporal, o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+Fobia, as estatísticas de violência doméstica e familiar contra a mulher e vítimas de feminicídio, entre outros.