O Coral Pró-Música celebra 50 anos de trajetória com concerto de aniversário neste sábado (28), às 19h30, no Cine Theatro Central, em Juiz de Fora.
A entrada é franca e a distribuição de ingressos, com retirada na bilheteria do teatro, será feita nesta sexta de 9h às 12h e das 14h às 17h. No sábado, a bilheteria funciona de 9h ao 12h.
Além do tradicional Coral, regido pelo maestro Victor Cassemiro, a celebração terá a participação do sexteto de cordas da Orquestra Pró-Música e da pianista Clara Mira, integrante da Orquestra e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart).
E estão previstas homenagens aos diversos nomes que passaram pelo grupo.
Cinco décadas de história
A história do Coral começa em 1973, dois anos após a criação do próprio Centro Cultural do Pró-Música, quando foi o primeiro dos grupos musicais criados pelo espaço. Conduzido então por Maria Aparecida Costa e Cyrilo Mendes, o Coral, que no seu início realizava um recital por mês, hoje é referência internacional em música antiga e música colonial brasileira.
Já passaram pela regência do coral nomes como Leonardo Bruno, Oscar Zander, Willian Palhares e Afrânio Lacerda. Dentre os que se destacaram no comando do Coral está André Pires, que atuou de 1983 a 1985 e, além de ter conduzido as vozes do Pró-Música, também é pianista, regeu o Coral da UFJF e hoje é professor aposentado da instituição.