Zema em JF: Escola Delfim Moreira é ‘a reforma mais cara da minha gestão’

Nesta sexta-feira, 24/3, o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, inauguraram as obras de restauração do espaço Palacete Santa Mafalda, tombado pelo patrimônio histórico, em Juiz de Fora. O local abriga a Escola Estadual Delfim Moreira.

A restauração foi coordenada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com investimentos de mais de R$ 13 milhões pelo Governo de Minas. Durante o período da reforma, os alunos estudaram em um prédio alugado, também situado na região central do município.

Durante coletiva de imprensa, o governador afirmou que essa é a reforma mais cara de sua gestão.

ouça
Primeiro grupo escolar de Minas Gerais

O Palacete Santa Mafalda, construído no final da década de 1850 pelo comendador Manoel do Vale Amado, como uma homenagem do proprietário rural ao imperador Dom Pedro II, durante sua primeira visita à cidade. Em 1861, o imperador chegou a utilizar o casarão na vida para inauguração da Companhia União Indústria. O espaço também foi palco de assinatura de importantes documentos, além de audiências e cerimônias oficiais.

À época, Dom Pedro II recusou a oferta do comendador para que ficasse com o imóvel de presente, dizendo que só aceitaria se ele fosse doado ao estado para abrigar uma escola ou obra de caridade.

Adquirido futuramente pelo Estado, o palacete foi transformado em 1907 no primeiro grupo escolar de Minas Gerais, função que ocupa até os dias de hoje, como sede oficial da Escola Estadual Delfim Moreira.

No dia 25 de fevereiro de 2023, o palacete completou 116 anos a serviço da educação. O edifício integra o patrimônio de Juiz de Fora desde 1983, quando foi tombado pela municipalidade.

Hospital Regional

Governador aguarda laudo para definição dos próximos passos sobre o Hospital Regional de Juiz de Fora

Protestos durante visita de Zema em Juiz de Fora
ouça