A produção industrial de Minas Gerais expandiu 2,2% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. O Brasil apresentou queda na margem de -0,1%. Os dados foram divulgados pelo IBGE.
O resultado de Minas Gerais tem a terceira maior influência positiva no índice geral e é a segunda taxa positiva consecutiva, somando ganho de 4,1% nestes dois meses.
O resultado acumulado no ano, em Minas Gerais, foi de queda de 0,9%, redução acima da média nacional (-0,6%) e sendo a quinta influência negativa no índice geral dentre os demais locais.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, Minas Gerais apresentou aumento da produção industrial de 4,7%, enquanto o Brasil obteve crescimento de 0,9%. O resultado corresponde à terceira maior influência positiva no indicador geral. Este crescimento na produção do estado frente a novembro do ano passado deve-se aos setores de Metalurgia, Indústria Extrativa e Produtos alimentícios.
No acumulado dos últimos dozes meses, a indústria nacional teve queda de -1,0% e Minas Gerais de -0,8%.
Dentre as 13 atividades divulgadas para Minas Gerais, oito apresentaram crescimento na produção industrial em relação ao mesmo mês do ano anterior. As maiores variações ocorreram em “Produtos do fumo” (13,2%), “Metalurgia” (10,3%) e “Veículos automotores, reboques e carrocerias” (7,3%). No sentido oposto, destacou-se “Produtos têxteis” (-47,1%).