Greve: Professores da rede estadual protestam na Cidade Administrativa em BH

Servidores da educação de Minas Gerais realizam manifestação na manhã desta quinta-feira (17), na porta da Cidade Administrativa. A categoria está em greve desde 9 de março em cobrança ao pagamento do piso nacional, aprovado em lei federal neste ano.

Na tarde desta quinta, está prevista uma reunião entre Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG) e o governo estadual está prevista para a tarde desta quinta-feira (17) para tentar dar fim à greve dos professores.

Nessa quarta-feira (16), a categoria decidiu, em deliberação no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), manter a paralisação por tempo indeterminado.

O governo de Minas relembrou a proposta de reajuste de 10,06%, enviada à Casa Legislativa, e afirmou que, no ano passado, o estado alcançou o seu maior investimento em educação da história com a destinação de R$ 17 bilhões para manutenção e desenvolvimento de ensino.

O Executivo diz que no início deste ano realizou o rateio do Fundeb e, com isso, distribuiu R$ 539 milhões entre os servidores da educação, contemplando cerca de 226 mil cargos. O governo destacou, ainda, a decisão do TJMG, de 9 de março, que determinou a suspensão da greve.

Na próxima terça-feira (22), outra audiência pública sobre o assunto será realizada na ALMG. Na quarta (23), os servidores se reúnem novamente para deliberar sobre a manutenção ou não da greve.