As visitas às cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca estão suspensas. O motivo, segundo a gestão do parque, é a saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos.
De forma preventiva, a decisão foi tomada em conjunto com espeleólogos que estão em permanente trabalho na Unidade de Conservação. De acordo com a direção do local, a reabertura do espaço será condicionada à uma avaliação, que será feita após pelo menos sete dias de estiagem.
Para garantir visitação segura, todos os locais estão sendo sinalizados por funcionários do Parque, que está funcionando normalmente, com visitas que devem ser agendadas pelo site da unidade de conservação.
Parque mais visitado de MG
O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata mineira, a 70 quilômetros de Juiz de Fora. O parque, que fica próximo à Serra da Mantiqueira, é o mais visitado entre as unidades de conservação de Minas Gerais e o mais bem avaliado do estado na plataforma TripAdvisor.
Atualmente está aberto período de consulta pública sobre a concessão da prestação de serviços relacionados à visitação em Ibitipoca. A gestão ambiental e a coordenação das unidades de conservação permanecem sob responsabilidade do (nstituto Estadual de Florestas (IEF).