A tempestade que caiu sobre Juiz de Fora e cidades da região, na noite de sábado, 10, trouxe muitos estragos.
Em Juiz de Fora, foram registrados 140 mm de precipitação, o que equivale a 70% do esperado para todo o mês de março. O resultado foram diversos pontos de alagamentos e um aumento significativo do Rio Paraibuna, cujo nível, neste domingo, 11, chegou a quase 3 metros e meio.
Ainda no domingo, diversas ruas ainda permaneciam alagadas, mesmo com a estiagem. Nossa equipe foi até o Bairro Industrial e conversou com o morador Evaldo Pereira, motorista. Segundo ele, o problema da enchente existe há anos e ninguém resolve. “Os bueiros entupidos, com terra. O rio Paraibuna sujo como está, a consequência é isto que todo mundo está vendo, é água na rua”, lamenta.
Até a tarde deste domingo, pelo menos 59 ocorrências haviam chegado à Defesa Civil e diversas equipes se mobilizaram durante todo o dia para reparar os estragos. Uma família ficou desalojada e as equipes avaliaram várias ocorrências de quedas de barreira, quedas de árvores, infiltrações e ruas danificadas. Duas elevatórias de água foram inundadas, deixando moradores sem abastecimento de água potável.
Em Ubá, 10 mil foram atingidas pela tempestade. De 19h de sábado até ás 7h da manhã de domingo choveu 112 milímetros na cidade. Uma família está desabrigada e pelo menos 130 ficaram desalojadas. Foi decretado estado de emergência no município de pouco mais 100 mil habitantes, que passou o domingo levantando os estragos.
De acordo com nota oficial divulgada pela Defesa Civil, cinco casas e um estabelecimento comercial foram interditados por risco de desabamento. Na área urbana, duas pontes estão interditadas e na área rural outras duas foram levadas pela enxurrada. As aulas da rede municipal estão suspensas na manhã desta segunda e já foram organizadas campanhas de arrecadação de alimentos para os atingidos.
Além de Juiz de Fora e Ubá, também foi registrado grande volume de chuvas em Visconde do Rio Branco, Ervália, Divinésia, Rochedo de Minas, Simão Pereira, Santos Dumont e Além Paraíba.
Atualização às 11h30
Como medida preventiva, cerca de 30 pessoas foram desalojadas devido aos deslizamentos de taludes nos Bairros Bela Aurora, Filgueiras, Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes. As pessoas foram encaminhadas para casas de parentes e amigos.
Já foram retiradas as barreiras que caíram na Estrada da Lagoa, na estrada de Torreões e em Sarandira. Também estão sendo reparadas as erosões nas Ruas Luiz Fávero, no Bom Jardim; na Rua Henrique Dias, em Benfica; e na Rua Goiás, no São Bernardo.
Estão interditadas as Ruas Rosalina Praxedes de Albuquerque no Bairro Santos Anjos e a Monte Líbano, no Bandeirantes. Além disso, estão com trânsito parcialmente impedido a Diva Garcia no Linhares, próximo ao Ecoponto do Demlurb e a Henrique Dias, no Nova Benfica. Serviços de limpeza estão sendo realizados por toda a cidade.
Em relação ao abastecimento de água, os reparos nas elevatórias do Democratas e do JK já foram concluídas e o abastecimento já foi retomado. Nesta manhã, estão sendo realizados reparos de redes de esgoto rompidas e entupidas. O cidadão pode acessar a Cesama pelo telefone 115 e a Defesa Civil, pelo 199.