Moradores do Bairro Poço Rico, em Juiz de Fora, temem aumento de criminalidade e dificuldade de acesso à região, com implantação do novo viaduto.
O viaduto “Engenheiro Renato José Abramo” – que liga os bairros Santa Teresa e Poço Rico – foi inaugurado e teve investimento de R$ 17,3 milhões. Os recursos são oriundos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.
Dentre as alterações, estão a mudança do trânsito de algumas vias do entorno do viaduto e o fechamento da passagem de nível da Rua Pinto de Moura, no Poço Rico.
Outra mudança é o itinerário do ônibus da linha 311 (Santa Teresa). A partir de sábado, 26, o coletivo não passará pelo Poço Rico no sentido Bairro/Centro.
Essas mudanças levaram preocupação para os moradores do Poço Rico. Segundo o presidente da associação de moradores, Alexandre Reis, a população do bairro não foi consultada e somente foi apresentado o projeto. Ele cita os problemas para os moradores.
Por meio de nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a obra, em sua totalidade, é para melhorar um problema macro da região. Segundo o posicionamento, o passeio no viaduto será construído e será feita a faixa de pedestres.
Sobre as mudanças no trânsito e o fechamento da passagem de nível, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que foram elaborados projetos de conjuntos de obras, em parceria com a Secretaria de Obras, a MRS e o DNIT, com intuito de diminuir o número de acidentes e conflitos com a linha férrea que transpõe a cidade.
Conforme a nota, devido à falta de espaço físico, não foi possível construir um viaduto na Rua Pinto de Moura. A pasta explicou que para manter os acessos preservados entre Poço Rico e Santa Teresa, foi possível criar o viaduto na Rua Tenente Coronel Delfino Nonato.
Em relação à mudança de trajeto da linha de ônibus, a Settra explicou que acompanha as mudanças realizadas no entorno da obra.
Nota PJF
“A obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo é mais uma importante obra viária entregue ao município com o intuito de melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com o viaduto, o tráfego norte/sul será agilizado e a Avenida Rio Branco, menos sobrecarregada. Além disso, a prefeitura conseguiu incluir uma importante obra de drenagem, onde 400 metros de galeria foi construída, resolvendo um problema histórico de drenagem no local. A obra, em sua totalidade, é para melhorar um problema macro da região. Problemas pontuais foram apresentados ao prefeito e aos secretário de Obras e Transportes e Trânsito. Já na tarde de hoje o passeio será construído e também será feita a faixa de pedestres. A obra foi realizada por empresa especializada, vencedora de licitação, com fiscalização da Secretaria de Obras e atendeu aos requisitos do projeto. Os recursos são oriundos do DNIT e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.”
Nota Settra
“A Secretaria de Transportes e Trânsito, sempre se pautou na boa fluidez do trânsito e na redução do número de acidentes nas vias do Município. Pensando assim, a Settra e a Secretaria de Obras, em parceria com a MRS e o DNIT elaboraram projetos de um conjunto de obras, afim de diminuir o número de acidentes e conflitos com a linha férrea que transpōe a cidade. Assim, através de recursos federais e estaduais foram programados construção de viadutos, sendo um deles o do bairro Santa Tereza. Na oportunidade ressaltamos que devido a falta de espaço físico não foi possível construir um viaduto na Rua Pinto de Moura, porém sabendo da necessidade de se manter os acessos preservados entre os bairros, foi possível à época de sua concepção de projeto, criar um viaduto na rua Tenente Coronel Delfino Nonato, preservando assim a ligação entre os bairros Santa Tereza e Poço Rico. Em relação a linha 311, ela acompanha as mudanças realizadas no entorno da obra.“