Juiz de Fora inicia pesquisa para produção de biodiesel

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinaram termo de cooperação com a empresa inglesa de combustíveis renováveis Green Fuels Ltd. para o desenvolvimento de projeto de pesquisa de validação tecnológica, econômica e ambiental sobre a utilização de biodiesel feito a partir óleo de cozinha descartado.

Além disso, foi assinado um termo de Doação Temporária do equipamento Fuelmatic GSX3 se fez com apoio do Prosperity Fund, do governo britânico, focado em projetos ambientais.

A UFJF informou que o consumo acelerado de combustíveis fósseis gera sérios problemas ambientais e a busca por alternativas sustentáveis tem sido uma constante no meio científico e político.

Segundo a instituição, em decorrência dos dois termos, uma unidade de processamento de biodiesel está em fase de implementação na área do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (CIEPTEC-UFJF Norte) no Distrito Industrial. A usina é a terceira planta da América Latina e primeira do Brasil para produção de biodiesel com o sistema de processamento da Green Fuels Ltd., utilizando óleos residuais provenientes do processo de coleta seletiva de Juiz de Fora e região.

A universidade federal explicou que o combustível renovável a ser produzido pelo Centro de Processamento de Biodiesel será utilizado na frota pública do município e da UFJF.

Com o Acordo de Paris de 2015, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Para isso, o Programa Juiz de Fora 2030, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), foi instituído pelo município como política pública destinada a promover o

desenvolvimento territorial integrado, inclusivo e sustentável, de forma alinhada à agenda 2030, para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização da Nações Unidas (ONU).