UPA de Santa Luzia já trabalha na captação de voluntários para o projeto “Sarita-2 | #500 voluntários”, de terapia clínica para enfrentamento da Covid-19, com o uso com nitazoxanida, princípio ativo do antiviral mais conhecido como Anitta.
Pessoas maiores de 18 anos que apresentem sintoma gripal já podem procurar a Upa de Santa Luzia, de segunda a quarta-feira, das 8h às 13h, para ter o acompanhamento clínico com o uso da medicação. Será feita uma triagem, o teste PCR para coronavírus e, em caso de quadro positivo, será iniciado o tratamento com Anitta.
Juiz de Fora é a segunda cidade a receber o projeto no país e o protocolo será voltado para pacientes com sintomas iniciais e brandos, a fim de evitar a evolução da doença.
O projeto integra a Rede Vírus, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A inauguração foi feita nesta manhã de terça-feira, 30.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes, a substância mostrou com uma eficiência de 94% na inibição de carga viral em células (testes in vitro). Dependendo da adesão da população ao estudo, a eficácia pode ser comprovada em breve.
Todo o trabalho é desenvolvido pelo SUS. A Upa Santa Luzia fica à Rua Ibitiguaia, número 1230, no bairro Santa Luzia.
foto: Désia Souza / FM Itatiaia