O governo federal lançou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (24), a primeira fase do programa Voa Brasil, que vai disponibilizar passagens aéreas domésticas por até R$ 200 o trecho.
O evento de lançamento foi realizado na sede do Ministério de Portos e Aeroportos nesta quarta-feira (24) sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem pode participar do Voa Brasil?
Nesse primeiro momento, o programa será restrito aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — constantes na base de dados da instituição em julho de 2023 — com renda de até dois salários-mínimos e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
O governo federal estima que 23 milhões de pessoas podem ser beneficiadas nessa primeira etapa.
Quais empresas participam do Voa Brasil?
A compra dos bilhetes vai depender da oferta dos assentos pelas companhias aéreas. O programa tem participação das empresas Azul, GOL, Latam e Voepass.
Essas empresas, segundo o ministério de Portos e Aeroportos, se comprometeram a oferecer três milhões de passagens de até R$ 200 nos próximos 12 meses.
Como comprar as passagens pelo Voa Brasil?
Para a compra, os beneficiários devem ter conta no site oficial do governo federal (gov.br), com nível de segurança prata ou ouro. Se a conta é nível bronze será preciso que o beneficiário aumente o nível da conta.
Os interessados devem acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias aéreas (que deverá ter um link para o direcionamento ao programa).
O Voa Brasil permite a compra de até duas passagens dentro do período de um ano. Ou seja, a aquisição de até dois trechos, podendo ser ida e volta ou dois trechos de ida. As passagens já estarão disponíveis pelas empresas com 60 dias antes dos voos.
Atenção!
A disponibilidade dos trechos e datas para as viagens será determinada pelas companhias aéreas. Trechos em períodos de alta demanda, como alta temporada e feriados, podem não estar disponíveis.
O programa não inclui voos internacionais ou itinerários que envolvam conexões.
Como pagar?
Cumprida as exigências, o pagamento é feito diretamente para a empresa. As formas de pagamento são variadas, como cartão de crédito ou outro meio. Não há nenhum tipo de intermediação do governo.