Viçosa identifica pessoa que recebeu 4 doses de vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Viçosa identificou uma pessoa que, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, tomou quatro doses de imunizantes, sendo três delas na cidade.

Segundo nota do executivo municipal, a descoberta ocorreu após o cidadão abordar a equipe de imunização alegando ter 61 anos e ter perdido sua data correta de vacinação.

Após a aplicação do imunizante e conferência de dados, pois o indivíduo apresentou apenas o CPF, foi constatado que ele havia tomado duas doses da Coronavac, em Viçosa, uma da Astrazeneca, na cidade do Rio de Janeiro, e a última da Pfizer, também em Viçosa.

A prefeitura, imediatamente após a constatação do fato, acionou a Procuradoria Geral do Município, para a tomar medidas de cunho cível e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais.

O executivo esclareceu ainda que está dando suporte ao caso, para que todas as providências necessárias sejam tomadas em consonância com os princípios da legalidade.

Além disso, conforme a prefeitura, o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde está reforçando a auditoria e conferência de dados da população para evitar situações de revacinação.

A partir de agora, quem se recusar a tomar doses de algum imunizante em Viçosa, ou seja, escolher qual vacina tomar, deverá assinar um termo de consentimento abrindo mão de sua vez na vacinação.