Vereadores aprovam a inclusão da Marcha da Visibilidade Trans no calendário oficial de eventos de Juiz de Fora

Foi aprovado, na Câmara Municipal, projeto de lei que Institui a Marcha da Visibilidade Trans no Calendário Oficial de Eventos de Juiz de Fora. O texto segue para sanção do Executivo.

O projeto tem autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL) e a data proposta é o dia 29 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

Segundo a assessoria da vereadora, a iniciativa surgiu do diálogo com vários movimentos, que sempre lutaram pelos direitos da população trans. São eles: o Centro de Referência LGBTQI+, o Conselho de Direitos da População LGBTQI+, a ASTRA, Mães pela Liberdade, Ballroom Kunt, Transtornados, Miss Brasil Gay e a Caminhada Lésbica. 

Na justificativa, a vereadora cita que em 2024 foi realizada a 3ª edição da Marcha da Visibilidade Trans com a realização de um cortejo pelas vias da cidade e com atividades culturais organizado pelos movimentos sociais em defesa dos direitos da população LGBTQIA+. Ela foi parte do calendário de ações da 1ª Semana Municipal da Empregabilidade Trans, para fomentar o emprego e a capacitação de pessoas trans do município, em uma parceria da Prefeitura e dos movimentos sociais.